quinta-feira, 18 de abril de 2024

Leituras litúrgicas: 18 DE ABRIL. Quinta-feira da terceira semana da Páscoa


“Jesus sabe que o Pai Celestial Lhe pede não apenas que dê comida às pessoas, mas também que se dê, que se parta, Sua vida, corpo e coração, para que tenhamos vida. Estas palavras do Senhor despertam em nós um espanto reverente pelo dom da Santíssima Eucaristia. Ninguém neste mundo - não importa o quanto ame outra pessoa - pode preparar comida para ela. Deus fez e continua fazendo isso por nós” (Papa Francisco, Angelus 08/08/2021).


IGREJA


PRIMEIRA LEITURA At 8,26-40

Naqueles dias: O anjo do Senhor disse a Filipe: Levanta-te e vai ao meio-dia para a estrada que vai de Jerusalém a Gaza, para aquela que está vazia. Ele se levantou e foi embora. E assim, o marido da etíope, o eunuco, o nobre de Candace, a rainha da Etiópia, o guardião de todos os seus tesouros, que veio a Jerusalém para adorar, voltou e, sentado em sua carruagem, leu o profeta Isaías. O Espírito disse a Filipe: Venha e atraque nesta carruagem. Filipe aproximou-se e, ouvindo que estava lendo o profeta Isaías, disse: Você entende o que está lendo? Ele disse: Como posso entender se alguém não me instrui? E ele pediu a Philip que subisse e sentasse com ele. E a passagem das Escrituras que ele leu foi esta: “Ele foi levado como uma ovelha ao matadouro, e como um cordeiro que fica mudo diante dos seus tosquiadores, por isso não abre a boca. Em Sua humilhação, Seu julgamento foi concluído. Mas quem explicará Sua geração? porque a Sua vida brotará da terra.” O eunuco disse a Filipe: Rogo-te que me digas: de quem diz isto o profeta? É sobre você ou sobre outra pessoa? Filipe abriu a boca e, começando por esta Escritura, pregou-lhe as boas novas de Jesus. Entretanto, continuando a viagem, chegaram à água; e o eunuco disse: Aqui está a água; O que me impede de ser batizado? Filipe disse-lhe: se você acredita de todo o coração, é possível. Ele respondeu e disse: Acredito que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E ele ordenou que a carruagem parasse; e tanto Filipe como o eunuco desceram à água; e o batizou. Quando saíram da água, o Espírito Santo desceu sobre o eunuco; e Filipe foi levado pelo Anjo do Senhor, e o eunuco não o viu mais, e continuou seu caminho, regozijando-se. E Filipe encontrou-se em Azoto e, ao passar, pregou o evangelho em todas as cidades até chegar a Cesaréia.


Interpretação

O personagem misterioso que lê o profeta Isaías é caracterizado por três características: é estrangeiro, é rico (administrador dos tesouros da rainha) e é eunuco. Primeiro, veio de longe, da África, e é o primeiro batizado neste grande continente, o “pai” na fé de todos os africanos. Assim, o Evangelho chega a terras distantes porque todos devem conhecer o Salvador. Em segundo lugar, a sua riqueza não é um obstáculo; É verdade que “é improvável que um rico entre no Reino dos Céus”, mas também é verdade que basta abrir o coração à verdade, e nenhuma condição de vida se tornará um obstáculo, especialmente porque um homem rico pode compartilhar suas economias com os necessitados. Em terceiro lugar, o facto de ser eunuco sugere um defeito biológico e fisiológico, que pode ser um defeito da natureza ou uma condição criada por outras pessoas; O próprio Jesus fala disto quando diz que alguns se tornaram eunucos por causa do Reino dos Céus. Portanto, mesmo neste caso, uma desvantagem pode se transformar em uma qualidade positiva. Moral: Nada nem ninguém pode impedir a propagação do Evangelho.


EVANGELHO João 6:44-51

Naquele tempo: Jesus disse ao povo: Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Os profetas escrevem: “e todos serão ensinados por Deus”. Todo aquele que ouviu do Pai e aprendeu vem a Mim. Não é que alguém tenha visto o Pai, exceto Aquele que vem de Deus; Ele viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em Mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Seus pais comeram maná no deserto e morreram. O pão que desce do céu é tal que quem dele comer não morrerá. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; quem comer deste pão viverá para sempre; E o pão que darei é a minha carne, que darei pela vida do mundo.


Interpretação

Jesus continua falando sobre o pão do céu. Os pais comeram o maná e morreram como todos os outros. É claro que o maná foi um grande milagre, mas a obra de Deus não se limita a satisfazer as necessidades naturais. O alimento que desceu do céu serviu apenas para mostrar que Deus se preocupa com o seu povo e não exige nada dele a não ser confiança. O facto de as pessoas serem guiadas por uma força tão visionária era tranquilizador. Mas assim que os israelitas chegaram à Terra Prometida, o maná parou e eles, como todos os outros, tiveram que semear trigo para obter pão. O milagre continua em Cristo: Deus novamente fornece o maná, o verdadeiro maná, para que um novo povo (nós) possa se alimentar dele. Contudo, a mesma confiança e gratidão são necessárias. É verdade que hoje celebramos a Santa Missa quantas vezes quisermos e não sentimos dificuldades particulares em receber a Eucaristia, mas tudo pode mudar num instante; Basta uma perseguição (das quais houve muitas na história) para que não haja mais Missa num raio de centenas de quilómetros. Isto fala do espírito com que devemos acolher cada vez o milagre do Senhor, que nos diz: “Tomai, comei: este é o Meu Corpo”.

Fonte: Vatican News


Se Maria e José tivessem que caminhar de Nazaré até Belém hoje, teriam que atravessar 11 postos de controle israelenses, uma brecha de segurança e um muro de 8 metros de altura. Bem-vindo à Terra Santa!



Se Jesus nascesse hoje, ele seria palestino e sua vida estaria em risco

Na Palestina, o Natal foi cancelado devido à intensidade do conflito armado com Israel . Ao contrário dos anos anteriores, onde as ruas de Belém se encheram de luzes e as festas convocaram turistas de todo o mundo, neste 2023 os feriados de dezembro estão de luto. Esta cidade é icónica, não só pelas suas celebrações suntuosas, mas porque é ela que dá a Jesus uma origem palestina.

Embora seja conhecido como  'Jesus de Nazaré', o Nazareno é hereditário, pois tanto a sua mãe como o seu pai viviam nesta parte da Cisjordânia e o próprio Jesus regressaria alguns anos depois de nascer . Segundo o evangelho de São Lucas , as autoridades da região deram ordem para que fosse feito um censo, então José, o pai de Jesus, retornou para sua cidade natal: Belém. Porém, ele não voltou sozinho, mas foi acompanhado por uma Maria grávida.


Onde Jesus nasceu?


Palestina 01

Palestina 02

Altar colocado na igreja de
Belém com escombros representando
 a guerra na Faixa de Gaza / Getty Images

Prontos para cantar com sorrisos nos rostos! Salmo150

Salmo 150


"Oculto" 01


"Oculto" 02



Arte: Sophia


Arte: Sophia




Angel 01


Angel 02




Sarah McLachlan - Angel [Official Music Video]




👉 Click Verdade - Jornal Missão 👈


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook