segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

ONU: Israel matou uma proporção maior da população em Gaza do que na Ucrânia e no Iraque


A relatora especial da ONU para os territórios palestinianos ocupados, Francesca Albanese, afirmou que nenhum conflito armado do século XXI pode ser comparado ao “extermínio de Israel em Gaza”.


As consequências dos ataques aéreos israelenses contra Khan Younis, na Faixa de Gaza, em 31 de dezembro de 2023.

Durante a guerra com o Hamas, Israel matou uma proporção maior da população na Faixa de Gaza do que morreu nos conflitos na Ucrânia e no Iraque juntos,  declarou esta segunda-feira a relatora especial das Nações Unidas para os territórios palestinianos ocupados, Francesca Albanese.

Segundo o responsável da ONU, desde o início das hostilidades entre o país hebreu e o Hamas, Israel matou 1,1% da população do enclave palestiniano, enquanto na Ucrânia o número é de 0,2%  num período mais longo e durante a guerra. no Iraque, 0,8% da população foi morta.


Banco Mundial: Quase 45% das 

casas em Gaza foram destruídas 

pelos bombardeamentos israelitas


“ Nenhuma guerra neste século se compara à campanha de extermínio de Israel em Gaza ”, observou Albanese na sua conta X (anteriormente Twitter). Em Janeiro deste ano, o relator especial já apelou aos israelitas para ajudarem a comunidade mundial a pôr fim ao conflito de Gaza. “O meu apelo aos israelitas: não podemos parar isto sem vocês. […] Por favor, não ignorem a devastação infligida a Gaza, especialmente às crianças, metade da população está presa neste horror . ele disse .

As mortes em Gaza devido à agressão israelense desde 7 de outubro passado aumentaram para 25.105 , informou no domingo  o Ministério da Saúde da Faixa de Gaza . Os feridos nesse período totalizaram 62.681.

Fonte: RT em espanhol


 

 

AJ+


Israel é culpado de genocídio?


Desde 7 de Outubro, Israel lançou uma guerra total contra Gaza, bombardeando indiscriminadamente a faixa e matando mais de 19.600 palestinianos. Isto levou alguns especialistas a afirmar que Israel é culpado de cometer genocídio no território ocupado. Mas o que constitui genocídio? A Dra. Penny Green e Astha Sharma Pokharel analisam a definição de genocídio das Nações Unidas e as etapas que levam a ele, para explorar se ela se aplica ao que está acontecendo em Gaza. 20 dez. de 2023


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook