sábado, 13 de abril de 2024

VÍDEO: Irã ataca navio perto do Estreito de Ormuz


O MSC Aries teria sido assumido pelas forças navais iranianas SNSF (Força Especial da Marinha Sepah), uma unidade da Marinha da Guarda Revolucionária


Captura de tela

Um grupo de comandos atacou este sábado um navio de helicóptero no Golfo de Omã, perto do Estreito de Ormuz, segundo um vídeo do ataque a que a AP teve acesso . Um oficial de defesa do Médio Oriente, que partilhou a gravação com os meios de comunicação sob condições de anonimato, atribuiu o ataque ao navio ao Irã, culpando-o pelas tensões existentes entre Teerã e o Ocidente. 

A agência iraniana  IRNA  confirmou a responsabilidade do país persa, informando que o MSC Aries foi levado pelas forças especiais navais  SNSF  (Força Especial da Marinha Sepah), unidade da Marinha da Guarda Revolucionária. Após o ataque, foi realizada a evacuação do pessoal do convés e o navio foi redirecionado para as águas territoriais do Irã, acrescentaram os meios de comunicação.


 

 A agência de Operações Comerciais Marítimas do Reino Unido ( UKMTO ) emitiu um alerta, confirmando ter recebido relatos de “um incidente a 50 milhas náuticas a nordeste de Fujaira, nos Emirados Árabes Unidos”, local que coincide com o local do ataque mostrado no vídeo. Ele também se referiu ao navio como “tomado pelas autoridades regionais” no Golfo de Omã, ao largo da cidade portuária dos Emirados.

A embarcação atacada foi preliminarmente identificada como o cargueiro MSC Aries , que navegava sob bandeira de Portugal. Associam-no à companhia marítima Zodiac Maritime , que faz parte do Grupo Zodiac, pertencente ao bilionário israelense Eyal Ofer .

Ele apareceu pela última vez nos radares na sexta-feira, a caminho do Estreito de Ormuz vindo de Dubai, após o que o navio desligou seus dados de rastreamento, uma prática comum entre os navios relacionados a Israel que transitam nesta região.


Como o Irã pode responder

 ao ataque israelita ao 

seu consulado na Síria


Os jornalistas não puderam verificar imediatamente o vídeo, mas concluíram que o helicóptero envolvido parecia ser normalmente utilizado pela Guarda Revolucionária Iraniana, que realizou operações semelhantes no passado.

O vídeo mostra como um tripulante diz aos seus colegas “para não saírem” e depois pede-lhes que vão para a ponte, enquanto mais comandos embarcam no navio.

De acordo com o grupo marítimo ítalo-suíço MSC, havia 25 tripulantes a bordo do navio.

Fonte: RT en Español



Guerra 01

Guerra 02 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook