segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

Empresas de navegação evitam o Mar Vermelho em meio aos ataques do Iêmen a navios com destino a Israel


Um número crescente de empresas internacionais decidiu interromper os envios através do estratégico Mar Vermelho, à medida que as Forças Armadas do Iémen intensificam os seus ataques aos navios com destino aos territórios ocupados por Israel, em apoio aos palestinianos na sitiada Faixa de Gaza.


A imagem mostra um navio cargueiro apreendido pelas Forças Armadas do Iêmen em um porto do Mar Vermelho em 22 de novembro de 2023. (Foto AFP)

Osama Rabei, chefe da Autoridade do Canal de Suez (SCA) do Egito, disse em um comunicado que 55 navios mudaram seu curso do Mar Vermelho e navegaram pelo Cabo da Boa Esperança, na costa atlântica da África do Sul, desde 19 de novembro, quando o As Forças Armadas do Iémen e o popular movimento de resistência Ansarullah alertaram para atacar navios afiliados a Israel na área em resposta ao incessante bombardeamento de Gaza pelo regime ocupante.

A gigante petrolífera BP anunciou na segunda-feira que interrompeu temporariamente as suas operações de transporte marítimo através do Canal de Suez após os crescentes ataques do Iémen a navios comerciais.

“A segurança do nosso pessoal e daqueles que trabalham em nosso nome é a prioridade da BP”, disse ele. a empresa disse. “À luz da deterioração da situação de segurança do transporte marítimo no Mar Vermelho, a BP decidiu interromper temporariamente todos os trânsitos através do Mar Vermelho.”

A Mediterranean Shipping Company (MCS), com sede na Suíça, e a francesa CMA CGM anunciaram no sábado que redirecionaram seus serviços e suspenderam a passagem de suas cargas pelo Mar Vermelho, juntando-se à gigante dinamarquesa Maersk e à transportadora alemã Hapag-Lloyd para evitar a hidrovia estratégica.

A Orient Overseas Container Line (OOCL) da China também interrompeu a aceitação de carga de e para os territórios ocupados por Israel até novo aviso “devido a questões operacionais”.

A Evergreen, empresa taiwanesa de transporte e navegação de contêineres, disse que suspendeu temporariamente os serviços de importação e exportação em Israel até novo aviso, citando o risco à segurança, além de interromper as viagens pelo Canal de Suez.

“Pedimos a sua compreensão nestas graves circunstâncias”, disse. a empresa de navios porta-contêineres disse a seus clientes.

Num desenvolvimento recente na segunda-feira, o porta-voz das forças armadas do Iémen, Brigadeiro-General Yahya Saree, confirmou ataques a dois navios no Mar Vermelho no início do dia “em solidariedade com o povo palestiniano à luz da agressão contra Gaza”.

Iemenitas atingiram mais dois navios no 

Mar Vermelho em meio a campanha pró-Palestina


O Canal de Suez é uma rota fundamental para o comércio global, especialmente para o transporte de petróleo, cereais e bens de consumo provenientes da Ásia Oriental.

As viagens através do Cabo da Boa Esperança normalmente acrescentam cerca de 3.000 milhas e podem demorar até uma semana adicional, aumentando os custos de trânsito como resultado da circunavegação de África.

O exército iemenita intensificou os ataques a navios a caminho dos territórios ocupados por Israel depois de a entidade ilegal se ter recusado a prolongar um cessar-fogo mediado pelo Qatar na Faixa de Gaza e ter prosseguido com a sua guerra genocida no território palestiniano sitiado.

Israel lançou uma guerra devastadora contra Gaza em 7 de Outubro, depois de os grupos de resistência palestinianos terem levado a cabo um ataque retaliatório surpresa, denominado Operação Tempestade Al-Aqsa, contra a entidade ocupante.

A implacável campanha militar israelita contra Gaza matou mais de 19.000 pessoas, a maioria delas mulheres e crianças, em Gaza. Mais de 51.000 pessoas também ficaram feridas.


O site da Press TV também pode ser acessado nos seguintes endereços alternativos:

www.presstv.co.uk

Fonte: Press TV


Sou Palestina - 20 de novembro de 2023


O Iêmen divulgou as imagens da captura do navio israelense Galaxy Leader, no Mar Vermelho. A ação foi em apoio ao povo da Palestina, que vem sendo massacrado pelo regime terrorista e genocida de Israel.

 

Sputnik Brasil 12 de dezembro de 2023


Petroleiro norueguês é atingido por míssil no mar Vermelho e pega fogo

O petroleiro M/T Strinda com a bandeira norueguesa incendiou no mar Vermelho após ser atingido por um míssil de cruzeiro disparado de uma área sob o controle dos houthis no Iêmen.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook