quinta-feira, 29 de agosto de 2024

PMA suspende temporariamente movimentação de funcionários em Gaza após incidente de segurança que teve como alvo veículo do PMA


ROMA – O Programa Alimentar Mundial (PAM) anunciou hoje que está suspendendo a movimentação de seus funcionários em Gaza até novo aviso, depois que uma equipe do PMA foi alvo de tiros na noite de 27 de agosto, a poucos metros de um posto de controle israelense na ponte Wadi Gaza


ONU

A equipe estava retornando de uma missão em Kerem Shalom/Karam Abu Salem com dois veículos blindados do PMA após escoltar um comboio de caminhões transportando carga humanitária com destino à área central de Gaza. 

Apesar de estar claramente marcado e receber várias autorizações das autoridades israelenses para se aproximar, o veículo foi atingido diretamente por tiros enquanto se movia em direção a um posto de controle das Forças de Defesa de Israel (IDF). Ele recebeu pelo menos dez tiros: cinco no lado do motorista, dois no lado do passageiro e três em outras partes do veículo. Nenhum dos funcionários a bordo foi fisicamente ferido. 

Embora este não seja o primeiro incidente de segurança a ocorrer durante a guerra, é a primeira vez que um veículo do WFP foi diretamente alvejado perto de um posto de controle, apesar de garantir as autorizações necessárias, conforme o protocolo padrão. O incidente é um lembrete gritante do espaço humanitário cada vez menor e rápido na Faixa de Gaza, onde o aumento da violência compromete nossa capacidade de fornecer assistência que salva vidas. A situação já crítica é exacerbada pelo acesso restrito e riscos aumentados, levando à diminuição do suprimento de alimentos para aqueles em necessidade desesperada.

“Isso é totalmente inaceitável e o mais recente de uma série de incidentes de segurança desnecessários que colocaram em risco as vidas da equipe do WFP em Gaza”, disse a Diretora Executiva do WFP, Cindy McCain. “Como os eventos da noite passada mostram, o atual sistema de desconflito está falhando e isso não pode continuar. Peço às autoridades israelenses e a todas as partes no conflito que ajam imediatamente para garantir a segurança de todos os trabalhadores humanitários em Gaza.” 

Os humanitários estão cada vez mais sob fogo e enfrentam uma infinidade de desafios para entregar ajuda vital em Gaza. Ordens de evacuação frequentes e contínuas continuam a desarraigar famílias e operações de ajuda alimentar destinadas a apoiá-las. Na semana passada, o WFP perdeu o acesso ao seu terceiro e último armazém operacional na área central de Gaza, enquanto cinco das cozinhas comunitárias operadas pelo WFP tiveram que ser evacuadas. Esta semana, no domingo 25 de agosto, as ordens de evacuação impactaram o principal centro operacional do WFP em Deir Al Balah, forçando nossa equipe a se mudar pela terceira vez desde o início da guerra. 

Apelamos a todas as partes para que respeitem o direito internacional humanitário, garantam a proteção dos trabalhadores humanitários e mantenham seu compromisso de facilitar a entrega de ajuda vital e vital.

# # #

 

O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas é a maior organização humanitária do mundo, salvando vidas em emergências e usando assistência alimentar para construir um caminho para a paz, estabilidade e prosperidade para pessoas que se recuperam de conflitos, desastres e do impacto das mudanças climáticas.

Siga-nos no X, antigo Twitter, via @wfp_media

Fonte: WFP


Cindy McCain


Isto é totalmente inaceitável e deve mudar imediatamente. Pedimos repetidamente um sistema de desconflito funcional em Gaza, e ainda assim os arranjos atuais falharam. Os humanitários são #NotATarget .



 Richard Medhurst


Foi isso que Israel fez com um veículo da ONU em Gaza.

Eles têm feito isso desde a época dos meus pais no Líbano e na Síria, e antes disso, quando a ONU tinha acabado de ser fundada: os sionistas foram até o veículo da ONU do Conde Bernadotte e o executaram à queima-roupa para impedir qualquer processo de paz.

Eles são bandidos violentos que deveriam ser expulsos da ONU.



 Bem-vindo ao OTPLink

 

Nos termos do Estatuto de Roma do Tribunal Penal Internacional, o Gabinete do Procurador (“OTP”) pode analisar informações sobre alegados crimes da jurisdição do Tribunal Penal Internacional (crimes de guerra, crimes contra a humanidade, genocídio e agressão), que lhe sejam submetidos. de qualquer fonte. Isto pode ocorrer durante exames preliminares, bem como no contexto de situações sob investigação. O formulário abaixo pode ser usado para enviar tais informações, também conhecidas como “comunicações”, ao OTP de forma anônima ou nomeada. Gostaria de agradecer-lhe por dedicar seu tempo para enviar informações ao Ministério Público.

 

Promotor, Karim AA Khan KC

Odysee...  🎬🎬🎬🎬


Bem-vindo ao OTPLink


Cidadania e Solidariedade 01


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook