quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Iraque diz que EUA devolvem 17.000 tesouros antigos saqueados


A cultura iraquiana e os ministros das Relações Exteriores dizem que Bagdá chegou a um acordo com as autoridades americanas para recuperar artefatos e outros itens apreendidos após a invasão de 2003.


A epopéia de Gilgamesh é um conto sumério de 3.500 anos considerado uma das primeiras peças da literatura mundial [Arquivo: Immigration and Customs Enforcement-ICE via AP Photo]

Os Estados Unidos começaram a devolver mais de 17.000 artefatos antigos saqueados e contrabandeados para fora do Iraque após sua invasão em 2003, segundo autoridades iraquianas.

A cultura iraquiana e os ministérios das Relações Exteriores disseram que as autoridades dos EUA chegaram a um acordo com o governo em Bagdá para devolver os tesouros confiscados de negociantes e museus nos EUA, incluindo uma placa de argila de 3.500 anos com parte da Epopéia de Gilgamesh.

“O governo dos EUA apreendeu alguns dos artefatos e os enviou para a embaixada [iraquiana]. O tablet de Gilgamesh, o mais importante, será devolvido ao Iraque no próximo mês depois que os procedimentos legais forem finalizados ”, disse o ministro da Cultura, Hassan Nadhim, à agência de notícias Reuters na terça-feira.

Dezenas de milhares de antiguidades desapareceram do Iraque após a invasão de 2003 que derrubou o líder Saddam Hussein.

Muitos mais foram contrabandeados ou destruídos pelo grupo armado ISIL (ISIS), que controlou um terço do Iraque entre 2014 e 2017, antes de ser derrotado pelas forças iraquianas e internacionais.

A Epopéia de Gilgamesh é um antigo conto sumério considerado uma das primeiras peças de literatura do mundo.

As autoridades americanas apreenderam o tablet Gilgamesh em 2019 depois que ele foi contrabandeado, leiloado e vendido a um negociante de arte no estado de Oklahoma e exibido em um museu em Washington, DC, disse o Departamento de Justiça. Um tribunal ordenou seu confisco no mês passado.

Um negociante de antiguidades dos EUA comprou o tablet de um negociante com sede em Londres em 2003.

Nadhim disse que outros artefatos devolvidos incluem tabuinhas inscritas em escrita cuneiforme.

A antiga herança do Iraque foi dizimada por conflitos, destruição e pilhagens, especialmente desde 2003, com arqueólogos dizendo que milhares de outras peças ainda estão desaparecidas.

Fonte: Al Jazeera English


euronews (em português)

Arte de volta ao Iraque

Assista ao Vídeo



No Twitter



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook