sábado, 30 de março de 2024

Israel: Acima da lei? | Documentário em destaque


Uma análise sobre como e porquê as leis e princípios internacionais estão a ser aplicados e ignorados no conflito Israel-Gaza



Fonte: Ömer Faruk Girişen

Os acontecimentos de 7 de Outubro provocaram ondas de choque em todo o mundo e trouxeram mais uma vez à tona um conflito que já dura 75 anos. A resposta do governo israelita ao ataque do Hamas foi rápida – embarcou numa guerra de magnitude em Gaza, alegando que precisava de eliminar o Hamas e resgatar os cativos. À primeira vista, o consenso das potências ocidentais parecia sólido: Israel tem o direito de lutar contra o Hamas. Mas, mais de cinco meses depois, os militares de Israel enfrentavam críticas em todo o mundo, incluindo alegações de que estariam a cometer crimes de guerra, crimes contra a humanidade, limpeza étnica e até genocídio.

Este documentário irá explorar se Israel está a violar o direito internacional e, em caso afirmativo, porque é que as potências ocidentais, em particular os Estados Unidos, estão em silêncio.


Como são aplicadas as leis e os princípios internacionais e por que são ignorados na guerra de Israel contra Gaza?



 Na sua Declaração Conjunta, os Juízes Gomez Robledo, Xue, Brant e Tladi de @CIJ_ICJ

afirmaram que para qualquer implementação das medidas provisórias, Israel deve suspender as suas operações militares.



 Alguém que vê este tweet pode escrever #GazaStarving ? Seja comentando, citando ou tudo de uma vez. Vamos escrever o máximo que pudermos.



 LEIA MAIS:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários Facebook