Presidente avalia fazer o mesmo com a divisa com a Colômbia. Oposição planeja entregar ajuda humanitária no dia 23
METRÓPOLES |
O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quinta-feira (21/2) que o país vai fechar a fronteira com Brasil esta noite, por tempo indeterminado. A informação foi divulgada pela agência Reuters e a emissora Telesur, do regime bolivariano.
A manifestação acontece em meio à pressão para que ele permita a entrada de ajuda humanitária oferecida pelos Estados Unidos (EUA) e por países vizinhos após o pedido do autoproclamado presidente interino Juan Guaidó. Maduro entende a oferta como uma interferência externa na política do país venezuelano.
Na televisão estatal, Maduro disse ainda que avalia o fechamento da fronteira com a Colômbia. Autoridades locais fecharam nesta semana por tempo indeterminado as divisas marítima e aérea com as ilhas caribenhas de Aruba, Curaçau e Bonaire.
BOLSONARO SE UNE AOS EUA CONTRA A VENEZUELA E MADURO RESPONDE COM O ENVIO DE TANQUES PARA A FRONTEIRA COM O BRASIL
APostagem |
O governo do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, começou a mobilizar tropas e tanques de guerra para a fronteira entre seu país e o Brasil na tarde desta quarta. É uma reação ao inesperado anúncio da participação do governo brasileira na entrega da ‘ajuda internacional’ urdida pelos Estados Unidos, a partir de um pedido feito pelo presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino. O início das operações dos EUA, Brasil e Colômbia está previsto para o próximo sábado (23).
O envolvimento do Brasil na primeira fase da operação foi uma surpresa até mesmo para a oposição venezuelana e levou funcionários brasileiros a mergulharem num ritmo vertiginoso de trabalho em Brasília para organizar em menos de três dias o envio de medicamentos e alimentos à cidade de Boa Vista, em Roraima, doados pelos governos do Brasil e dos Estados Unidos, segundo informação de O Globo.
Rússia diz que EUA preparam provocações na fronteira da Venezuela
Sputnik Brasil |
Os Estados Unidos estão preparando uma provocação na Venezuela sob o pretexto de entregar ajuda humanitária, que deve ocorrer em 23 de fevereiro. Quem afirma é o vice-representante russo na ONU, Dmitry Polyansky, em uma reunião do Conselho de Segurança da ONU nesta quinta-feira.
"Aparentemente, estando em um frenesi provocativo, nossos colegas americanos, que agora estão preparando uma provocação flagrante na fronteira colombiana-venezuelana, marcada para 23 de fevereiro, estavam entusiasmados demais e decidiram se envolver em insinuações e notícias falsas no Conselho de Segurança", disse Polyansky.
A declaração apareceu momentos depois que o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou que irá fechar a fronteira com o Brasil. De acordo com o líder venezuelano, o anúncio sobre a entrega de ajuda humanitária dos EUA e do Brasil é um pretexto para interferir na política interna da Venezuela.
A Rússia, por sua vez, realizou nesta semana um envio autorizado pelo governo venezuelano de 300 toneladas de ajuda humanitária para a Venezuela.
Caracas: EUA usam países caribenhos para planejar suas operações contra Venezuela
Sputnik Brasil |
Os Estados Unidos utilizam os territórios de alguns países caribenhos para planejar suas operações militares contra o governo da Venezuela, denunciou a chancelaria venezuelana.
"A República Bolivariana da Venezuela manifesta a sua inquietude frente a sinais sólidos que indicam a utilização por parte dos Estados Unidos dos territórios de alguns países caribenhos como plataformas para o planejamento e organização de operações de caráter ilegal e terrorista", diz o comunicado.
- A nota indica que essas operações fazem parte da estratégia dos EUA destinada a "provocar a derrubada do governo legítimo e a imposição de um governo marionete através de um esquema de intervenção direta na Venezuela".
Venezuela: concentração no Amazonas pela paz e contraintervenção
¿Cuanto le pones tu?— Mervin Maldonado (@MervinMaldonado) 20 de fevereiro de 2019
1.Medio Guariney
2.Un Guariney
3.Guariney y Medio
¡BOLÍVAR!#PuebloYFanbInvencibles pic.twitter.com/SKBLAOOmen
Ya están en Venezuela 7,5 toneladas de medicamentos e insumos médicos que pagamos con el dinero de la República para el beneficio del pueblo. Gracias a la cooperación internacional de la @opsoms y de la Federación Rusa. ¡Victoria contra el Bloqueo Imperial! pic.twitter.com/Z5Lc8IvHNx— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) 21 de fevereiro de 2019
#EnVivo 📹 | Videoconferencia con el Estado Mayor Superior de la #FANB y los Comandantes de las REDI, para verificar el apresto operacional de todas las unidades militares de la Patria. https://t.co/G99O2RgENh— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) 21 de fevereiro de 2019
Fuerza Maduro. No ao imperialismo americano
ResponderExcluir