The Intercept_Brasil - Parte 6
Horas depois do primeiro depoimento de Lula, o então juiz
procurou o Ministério Público para sugerir nota à imprensa que esclarecesse
"contradições" do petista.
Um trecho do chat privado entre Sergio Moro e o então
procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima mostra que o ex-juiz
pediu aos procuradores da Lava Jato uma nota à imprensa para rebater o que
chamou de “showzinho” da defesa de Lula após o depoimento do ex-presidente no
caso do triplex do Guarujá. O conteúdo faz parte do arquivo As mensagens secretas da Lava Jato.
Os procuradores acataram a sugestão do atual ministro da
Justiça de Jair Bolsonaro, em mais uma evidência de que Moro atuava como uma
espécie de coordenador informal da acusação no processo do triplex. Em uma
estratégia de defesa pública, Moro concedeu uma entrevista nesta sexta-feira aojornal o Estado de S. Paulo onde disse que considera “absolutamente normal” que
juiz e procuradores conversem. Agora, está evidente que não se trata apenas de
“contato pessoal” e “conversas”, como diz o ministro, mas de direcionamento
sobre como os procuradores deveriam se comportar.
Juntamente com as extensas evidências publicadas peloIntercept no início desta semana – em que Moro e Deltan conversam sobre a troca
da ordem de fases da Lava Jato, novas operações, conselhos estratégicos e
pistas informais de investigação –, esta é mais uma prova que contraria a
tentativa de Moro de minimizar o tipo de relacionamento íntimo que ele teve com
os promotores.
Ao contrário da defesa de Moro de que as comunicações eram
banais e comuns – contendo apenas notícias e informações, mas não ajudando os
promotores a elaborar estratégias (“existia às vezes situações de urgência,
eventualmente você também está ali e faz um comentário de alguma coisa que não
tem nada a ver com o processo”, disse ao Estadão) –, essas conversas provam que
Moro estava sugerindo estratégias para que os procuradores realizassem sua
campanha pública contra o próprio réu que ele estava julgando.
O SHOWZINHO DA DEFESA
Procurador Carlos Fernando dos Santos Lima fala sobre a 26ª
fase da operação Lava Jato, batizada de Xepa, em coletiva de imprensa na
Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, no dia 22 de março de 2016.
Foto: Heuler Andrey/AFP/Getty Images
O EPISÓDIO OCORREU em 10 de maio de 2017, quando Moro já
presidia um processo criminal contra o ex-presidente no caso do “apartamentro
triplex do Guarujá”. Eram 22h04 quando o então juiz federal pegou o celular,
abriu o aplicativo Telegram e digitou uma mensagem ao Santos Lima, da
força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal em Curitiba.
“O que achou?”, quis saber Moro. O juiz se referia ao maior
momento midiático da Lava Jato até então, ocorrido naquele dia 10 de maio de
2017: o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no processo em
que ele era acusado – e pelo qual seria preso – de receber como propina um
apartamento triplex no Guarujá. Disponibilizado em vídeo, o embate entre o juiz
e o político era o assunto do dia no país.
Seguiu-se o seguinte diálogo:
Além do depoimento, outro vídeo com Lula também tomava conta
da internet e dos telejornais naquele mesmo dia. Depois de sair do prédio da
Justiça Federal, o ex-presidente se dirigiu à Praça Santos Andrade, em
Curitiba, e fez um pronunciamento diante de uma multidão. Por 11 minutos, Lula
atacou a Lava Jato, o Jornal Nacional e o então juiz Sergio Moro; disse que
estava sendo “massacrado” e encerrou com uma frase que entraria para sua
história judicial: “Eu estou vivo, e estou me preparando para voltar a ser
candidato a presidente desse país”. Era o lançamento informal de sua candidatura
às eleições de 2018.
Um minuto depois da última mensagem, Moro mandou para o
procurador Santos Lima:
Moro, o juiz do caso, zombava do réu e de seus advogados
enquanto fornecia instruções privadas para a Lava Jato sobre como se portar
publicamente e controlar a narrativa na imprensa.
As afirmações do então magistrado que o Intercept divulga
agora contradizem também o que ele dissera horas antes a Lula, naquele mesmo
dia do julgamento, publicamente, ao iniciar o interrogatório do petista: que o
ex-presidente seria tratado com “todo o respeito”.
“Eu queria deixar claro que, em que pesem alegações nesse
sentido, da minha parte não tenho nenhuma desavença pessoal contra o senhor
ex-presidente. Certo? O que vai determinar o resultado desse processo no final
são as provas que vão ser colecionadas e a lei. Também vamos deixar claro que
quem faz a acusação nesse processo é o Ministério Público, e não o juiz. Eu
estou aqui para ouvi-lo e para proferir um julgamento ao final do processo”,
disse Moro.
“PQ RESOLVERAM FALAR AGORA? PQ ERA O EX-PRESIDENTE?”
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
|
DEZ MINUTOS DEPOIS da conversa com o então juiz, naquele 10
de maio, Santos Lima abriu o grupo Análise de clipping, em que também estavam
assessores de imprensa do MPF do Paraná. Ele estaria em Recife no dia seguinte
em um congresso jurídico.
Oito minutos depois, Santos Lima copiou a conversa que teve
em seu chat privado com Moro – em que o juiz sugere a nota pública para apontar
as contradições de Lula – e colou em outro chat privado, com o coordenador da
Lava Jato no MPF, Deltan Dallagnol. Eram 22h38.
Àquele horário, os procuradores da força-tarefa discutiam
num chat chamado Filhos de Januário 1 se deveriam comentar publicamente o
depoimento de Lula. Às 22h43, Santos Lima escreveu no grupo, dirigindo-se a
Dallagnol: “Leia o que eu te mandei.”. Ele se referia às mensagens que trocara
com Moro. Três minutos depois, Dallagnol responderia em quatro postagens
consecutivas no grupo:
Foi a vez então de Dallagnol mandar uma mensagem ao grupo
Análise de clipping, dos assessores de imprensa.
O assessor de imprensa estranhou o pedido e alertou que
poderia ser um “tiro no pé”.
O que os assessores não sabiam é que não era o MPF que
queria influenciar o juiz, mas o juiz que estava influenciando o MPF. Três
minutos antes de mandar essas mensagens ao grupo, Dallagnol havia escrito a
Moro. Além de elogiá-lo pela condução da audiência, o procurador falou sobre a
nota:
O pedido de Moro para apontar as contradições da defesa de
Lula seria discutido no chat Filhos do Januário 1 até o fim da noite e também
na manhã do dia seguinte, 11 de maio. E, finalmente, atendido.
Os procuradores, acatando a sugestão de Moro, distribuíram
uma nota à imprensa, repercutida por Folha de S. Paulo, Estadão, Jovem Pan e todos
os principais veículos e agências do país. As notícias são centradas justamente
na palavra desejada pelo juiz: “contradições”.
Na nota, a força-tarefa expõe o que considera serem três
contradições do depoimento de Lula e refuta diretamente uma alegação da defesa
do petista, que os procuradores consideraram mentirosa.
Naquela noite, Dallagnol enviou uma mensagem a Moro para
explicar por que não explorou a fundo as contradições do petista:
A RESPOSTA DO MINISTRO MORO AO INTERCEPT BRASIL
NÓS PROCURAMOS a assessoria do ministro Sérgio Moro nesta
sexta-feira e apresentamos com antecedência todos os pontos mostrados nesta
reportagem. Recebemos como resposta a seguinte nota: “O Ministro da Justiça e
Segurança Pública não comentará supostas mensagens de autoridades públicas
colhidas por meio de invasão criminosa de hackers e que podem ter sido
adulteradas e editadas, especialmente sem análise prévia de autoridade
independente que possa certificar a sua integridade. No caso em questão, as
supostas mensagens nem sequer foram enviadas previamente.”
Apesar de chamar as conversas de “supostas”, Moro admitiu,
hoje, a autenticidade de um chat. Em uma coletiva, ele chamou de “descuido” o
episódio no qual, em 7 de dezembro de 2015, passa uma pista sobre o caso de
Lula para que a equipe do MP investigue.
Nós também entramos em contato com a assessoria do
Ministério Público Federal do Paraná, que não respondeu.
9 de maio de 2017
Dallagnol – 19:23:34 – CF, é óbvio, mas não caia em
provocações amanhã. Não importa se ele xingar sua mãe ou qq de nós. Não caia. É
isso que ele quer
- Nota: as mensagens restantes de 9 de maio foram enviadas por Dallagnol ao grupo de procuradores Incendiários ROJ e encaminhadas a Carlos Fernando dos Santos Lima. Por isso, todas aparecem com o mesmo horário.
Dallagnol – 19:23:34 – Lembrem como Júlio Marcelo foi
elogiado no impeachment
Dallagnol – 19:23:34 – Temos que mostrar que não é pessoal
do nosso lado
Dallagnol – 19:23:34 – Que é mais um caso
Dallagnol – 19:23:34 – Se elevarmos o tom, vai parecer briga
e perseguição, é tudo que ele quer
Dallagnol – 19:23:34 – É tudo que ele quer
Dallagnol – 19:23:34 – Inclusive ele pode falar de mim pra
provocar Vcs
Dallagnol – 19:23:34 – Não dá para cair nesa armadilha
10 de maio de 2017
Santos Lima – 07:41:04 – Vou falar que agora ele está
falando com um homem, não um juvenil… RS
Santos Lima – 22:38:33 – Carlos Lima: [10/5 22:04] Moro: O
que achou? [10/5 22:10] Carlos: Achei que ficou muito bom. Ele começou polarizando
conosco, o que me deixou tranquilo. Ele cometeu muitas pequenas contradições e
deixou de responder muita coisa, o que não é bem compreendido pela população.
Você ter começado com o Triplex desmontou um pouco ele. [10/5 22:11] Moro: A
comunicação é complicada pois a imprensa não é muito atenta a detalhes [10/5
22:11] Moro: E alguns esperam algo conclusivo [10/5 22:12] Moro: Talvez vcs
devessem amanhã editar uma nota esclarecendo as contradições do depoimento com
o resto das provas ou com o depoimento anterior dele [10/5 22:13] Moro: Por que
a Defesa já fez o showzinho dela. [10/5 22:13] Carlos: Podemos fazer. Vou
conversar com o pessoal. [10/5 22:13] Moro: A se pensar. Tb não tenho opinião
formada [10/5 22:16] Carlos: Não estarei aqui amanhã. Mas o mais importante foi
frustrar a ideia de que ele conseguiria transformar tudo em uma perseguição
sua.
Santos Lima – 22:39:32 – Posso dar uma entrevista em Recife.
- Nota: a mensagem abaixo foi copiada de outro chat por Carlos Fernando dos Santos Lima e colada na conversa com Dallagnol.
22:41:12 – Vou esperar para ver os comentários. Qualquer
coisa, conversamos. O Moro pode estar ansioso.
Dallagnol – 22:44:58 – Vou responder lá no grupão
- Nota: a primeira mensagem abaixo foi enviada por Dallagnol a Sergio Moro e copiada e colada pelo procurador na conversa com Carlos Fernando dos Santos Lima. A segunda foi enviada por Moro a Dallagnol e também colada pelo procurador na conversa com Lima.
Dallagnol – 23:18:01 – Caro parabéns por ter mantido
controle da audiência de modo sereno e respeitoso. Estamos avaliando eventual
manifestação. A GN acabou de mostrar uma série de contradições e evasivas.
Vamos acompanhar.
Dallagnol – 23:18:01 – Blz. Tb tenho minhas dúvidas dá
pertinência de manifestação, mas eh de se pensar pelas sulilezas envolvidas
11 de maio de 2017
Santos Lima – 07:01:45 – Deltan. Veja a afirmação da defesa
sobre acesso a provas. Eles acusaram o MP de usar documentos a que a defesa não
teve acesso. Isso não é certo e merece uma nota.
Dallagnol – 10:15:48 – 👍🏻
CHAT FILHOS DO JANUÁRIO 1
10 de maio de 2017
Santos Lima – 22:38:01 – Pessoal. Falo ou não sobre o
interrogatório? Se for para falar, será do meu jeito.
Deltan – 22:42:41 – Neste momento, eu seria cauteloso e
conservador. Falar por quê? Ele fez disso um ato político e falar pode só dar
razão ao que ele está fazendo, smj. Da pra ver como vai repercutir e
eventualmente falar, mas temos que saber o que é preciso ser dito e por quê.
Não acho no momento que o que falarmos vai influenciar a análise de terceiros.
Há tanta gente que vai analisar e comentar isso… a maior chance é tentarem
explorar contra, salvo se nosso silêncio começar a ser interpretado de alguma
forma negativa…
Santos Lima – 22:43:45 – Leia o que eu te mandei.
Deltan – 22:46:46 – Então temos que avaliar os seguintes
pontos: 1) trazer conforto para o juízo e assumir o protagonismo para deixá-lo
mais protegido e tirar ele um pouco do foco; 2) contrabalancear o show da
defesa.
Deltan – 22:47:19 – Esses seriam porquês para avaliarmos, pq
ng tem certeza.
Deltan – 22:47:50 – O “o quê” seria: apontar as contradições
do depoimento.
Deltan – 22:49:18 – E o formato, concordo, teria que ser uma
nota, para proteger e diminuir riscos. O JN vai explorar isso amanhã ainda. Se
for para fazer, teríamos que trabalhar intensamente nisso durante o dia para
soltar até lá por 16h
Santos Lima – 22:49:39 – Eu iria direto na jugular, falando
que culpar quem morreu é uma tática velha de defesa.
Santos Lima – 22:50:07 – E não poderia ser uma nota, pois
notas são para momentos de crise.
Santos Lima – 22:50:57 – Deve ser uma entrevista, e entre as
diversas perguntas eu falaria do interrogatório.
Deltan – 22:51:35 – Ele não reconheceu os crimes e colocou
nas costas dela… ele apenas disse que ela que tratou disso e que ela mesma não
ia comprar no fim… qto ao item apreendido, pulou fora. Vcs que estavam lá podem
avaliar melhor, mas pelo pouco que vi não me pareceu que foi isso. Foi?
Santos Lima – 22:53:37 – Foi mais que isso. Veja o que o
Bunlai falou sobre o terreno. 2+2=4.Bom. Vou dormir. Decidam até eu chegar em
Recife. Pensem os comentários dos jornalistas neutros.
Athayde – 22:54:06 – GNews ta detonando o LULA, explorando
varias contradicoes, dizendo tb nao ser crivel varias evasivas dele. Nao vejo
necessidade de falar por agora
Deltan – 22:54:43 – Sei que Vc é confiante, safo e ótimo
nisso, mas morro de medo de que em uma entrevista as perguntas surpreendam e as
respostas acabem mais atrapalhando do que ajudando. Além disso, já sofremos
tantas vezes com coisas sobre ele que minha primeira inclinação é nos poupar
desse risco (e Vc está preservado por enquanto qto ao Lula e não seria ruim se
permanecesse preservado para qdo necessário…)
Deltan – 22:56:16 – Enfim, seria bom se mais gente der
opinião e irmos acompanhando
Welter – 22:56:53 – Tivemos uma coletiva da Ode, após a
denuncia, que nao teve repercussão alguma. Claro que o Lula tem mais
apoiadores, mas da pouca repercussão que vi, a grande imprensa não vai comprar
a tese do Lula e não vai ver excessos do Juiz ou do MPF. Ninguem vai comprar a
versão dele. Acho que o momento é de nos recolhermos um pouco
Santos Lima – 22:58:33 – Pelo que eu vi na audiência, não
será necessário. Ele não foi bem, e mesmo os erros do Moro não comprometeram. O
Moro pode estar ansioso. Vemos as repercussões e decidimos amanhã. Mas se for
para fazer, que seja eu, pois não sou de ficar na defensiva.
Athayde – 22:58:55 – Gostei de uma coisa tb. Merval Pereira
defendeu a conducao coercitiva dele. Disse q manifestantes e o esquema de
seguranca q se fez necessario justificou aquele ato
Santos Lima – 22:59:46 – Aliás, isso é outro ponto a ser
considerado. Amanhã haverá o julgamento das coercitivas.
- Nota: A mensagem abaixo foi enviada por Ricardo Brandt a Santos Lima e copiada e colada pelo procurador no chat Filhos do Januário 1.
Santos Lima – 23:01:32 – Ricardo Brandt: Dr. qual sua
avaliação geral do depoimento? Se enrolou? Algo te surpreendeu? pode ser off.
sem problemas Carlos Lima: Estamos decidindo se falamos… RS Ricardo Brandt:
haha. ok. fale conosco se falar ele atacou vcs demais ele é circular. não sai
do roteiro. repete frases exatas em varios momentos distintos. achei na minha
opinião vcs têm que falar. se hj ou amanhã não sei. mas não falar é pior
Julio Noronha – 23:01:57 – Sangue frio agora. Acho q a
imprensa precisa de tempo para analisar o depoimento. Não foi bom para Lula
(para nós, basta). Acho q é questão de tempo; amanhã cedo já terão visto
Julio Noronha – 23:02:13 – Nosso momento de bater forte de
novo é nas alegações finais; enumerar 537 provas
Santos Lima – 23:02:48 – Boa noite.
Julio Noronha – 23:03:15 – Um novo passo nosso neste
processo dará razão/palco para mais uma manifestação deles
Welter – 23:17:45 – A impressão de alguns amigos é que o
Lula se perdeu. Botou culpa na mulher morta. Fim da picada
Januario Paludo – 23:17:52 – Não podemos antecipar as
alegações finais.
Januario Paludo – 23:19:01 – Se formos falar, e
genericamente de que audiência transcorreu dentro do que estava previsto, mas
sem antecipar as declarações dele.
Januario Paludo – 23:19:16 – A análise das declarações.
Deltan – 23:23:37 – De todo modo, se ROJ tiverem fácil
anotado ou lembrarem de contradições, podemos passar isso para algum jornalista
que queira fazer em nome próprio
Januario Paludo – 23:23:55 – Concordo
Januario Paludo – 23:25:17 – Acho que podemos levantar a
bola do do dotti que impôs respeito.
Athayde – 23:29:09 – https://www.oantagonista.com/brasil/okamotto-quer-emprego-e-dias-toffoli-como-relator/
11 de maio de 2017
Santos Lima – 06:17:08 – Estou vendo agora alguns trechos,
mas aquela resposta sobre a reportagem do O Globo sobre o Triplex foi ridícula.
Acusou o MP de combinar com o jornal a reportagem. Agora nós temos uma máquina
de tempo.
Santos Lima – 06:45:22 – O único ponto que acho que merece
resposta é a questão levantada pela defesa na coletiva de não ter acesso a
documentos da Petrobras, inclusive aquela ata que foi mostrada em audiência.
Galvão – 06:52:08 – Tb acho desnecessário falar agora
Andrey B Mendonça – 07:39:54 – Pela capa da folha, parece q
ele se queimou sozinho… acho q vcs ganham só de ficar em silêncio
Andrey B Mendonça – 07:40:55 – Pela do estadao tb…
Santos Lima – 08:22:42 – Vejam a afirmação da defesa sobre
acesso a provas. Eles acusaram na coletiva o MP de usar documentos a que a
defesa não teve acesso. Isso não é certo e merece uma nota.
Santos Lima – 08:48:08 – Inclusive a ata que foi
apresentada.
Santos Lima – 09:03:33 – Falei com repórter no aeroporto.
Santos Lima – 09:07:38 – Aliás, aqui está difícil de
escapar.
Julio Noronha – 09:07:51 – Talvez falar com o repórter(s) já
resolva. Se não, vale nota curta e específica. Disseram q não tiveram acesso e
está lá desde setembro de 2016. Para conferir a mentira, todo mundo pode
acessar o eproc, evento 3, anexo 25. Todos os documentos da Petrobras
pertinentes ao caso foram juntados. Mais q isso, outros tantos documentos q a
própria defesa pediu foram fornecidos tb.
Santos Lima – 09:10:12 – Já falei sobre isso com o repórter.
Januario Paludo – 09:21:56 – Vale a nota se mais de um
veículo pontuou isso, senão, só pra quem falou, basta responder.
Januario Paludo – 09:24:13 – António e Laura. Vamos???
Laura Tessler – 09:26:25 – Encontro vcs lá
Laura Tessler – 09:26:50 – Vou só pra reunião com Pace, ok?
Laura Tessler – 09:29:22 – Acho boa a nota tb. Deixa
evidente a má fé deles em tentar, mais uma vez, induzir a mídia e a opinião
pública em erro.
DELTAN DALLAGNOL E SERGIO MORO
10 de maio de 2017
Deltan – 23:02:20 – Deltan Caro parabéns por ter mantido
controle da audiência de modo sereno e respeitoso. Estamos avaliando eventual
manifestação. A GN acabou de mostrar uma série de contradições e evasivas.
Vamos acompanhar.
Moro – 23:16:49 – Blz. Tb tenho minhas dúvidas dá
pertinência de manifestação, mas eh de se pensar pelas sulilezas envolvidas
11 de maio de 2017
Deltan – 22:14:23 – Caro, foram pedidas oitivas na fase do
402, mas fique à vontade, desnecessário dizer, para indeferir. De nossa parte,
foi um pedido mais por estratégia. Não são imprescindíveis.
Deltan – 22:16:26 – Informo ainda que avaliamos desde ontem,
ao longo de todo o dia, e entendemos, de modo unânime e com a ascom, que a
imprensa estava cobrindo bem contradições e que nos manifestarmos sobre elas
poderia ser pior. Passamos algumas relevantes para jornalistas. Decidimos fazer
nota só sobre informação falsa, informando que nos manifestaremos sobre outras
contradições nas alegações finais.
Moro – 23:07:15 – Blz, tranquilo, ainda estou preparando a
decisão mas a tendência é indeferir mesmo
CHAT ANÁLISE DE CLIPPING
10 de maio de 2017
Santos Lima – 22:26:23 – Será que não dá para arranjar uma
entrevista com alguém da Globo em Recife amanhã sobre a audiência de hoje?
Assessor 1 – 22:28:19 – Possível é, só não sei se vale a
pena. E todos os jornalistas que estão aqui e já pediram entrevista?
Assessor 2 – 22:28:32 – Mas dr., qual o motivo?
Assessor 2 –22:29:13 – Qual a necessidade, na realidade..
Santos Lima – 22:30:50 – Uma demanda apenas. Como está a
repercussão da coletiva dos advogados?
Assessor 2 – 22:30:58 – Rito normal do processo…vcs nunca
deram entrevista sobre audiência…vai servir pra defesa bater…mais uma vez…
Assessor 1 – 22:31:23 – Vou postar aqui.
Assessor 2 – 22:31:48 – Normal…nada demais…mesmo discurso de
sempre..
Assessor 1 – 22:33:12 – Importante notar que, fora a mídia
“alternativa”, ninguém transmitiu a coletiva da defesa ao vivo/na íntegra.
Assessor 1 – 22:33:46 – https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,defesa-critica-perguntas-de-moro-a-lula-alheias-a-processo,70001772772
Assessor 2 – 22:34:11 – Ponto é: foi mais uma audiência.
Como todas as outras. Como a condução coercitiva foi mais uma como as demais. A
partir do momento que se muda discurso, abre brecha pra questionamentos.
Assessor 1 – 22:34:24 – https://m.folha.uol.com.br/poder/2017/05/1882948-interrogatorio-de-lula-por-moro-foi-politico-diz-defesa-do-petista.shtml?mobile
Assessor 1 – 22:37:25 – https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/defesa-diz-que-lula-demonstrou-ser-inocente-em-depoimento.ghtml
Assessor 1 – 22:38:04 – https://www.gazetadopovo.com.br/politica/republica/a-imprensa-defesa-insiste-na-tese-de-perseguicao-politica-a-lula-d83zm6xlaqxvfnpd9y0bu42zi/
Assessor 2 – 22:41:25 – E falar sobre audiencia do
ex-presidente no dia que stf vai julgar legalidade das conducoes coercitivas
pode cair mal…
Santos Lima – 22:42:09 – Será amanhã?
Assessor 2 – 22:42:19 – Sim
Assessor 2 – 22:42:29 – Tá na pauta de julgamento do stf
Assessor 2 – 22:42:56 – Gilmar vai votar contra, mas vai ser
no plenário
Assessor 1 – 22:44:43 – http://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/gilmar-deve-se-posicionar-contra-conducao-coercitiva-para-investigados.html
Assessor 1 – 22:46:10 – http://g1.globo.com/globo-news/globo-news-em-pauta/videos/t/todos-os-videos/v/advogados-de-lula-dizem-que-depoimento-a-moro-comprova-inocencia-do-ex-presidente/5860571/
Assessor 1 – 23:05:35 – https://brasil.elpais.com/brasil/2017/05/10/politica/1494448425_600643.html
Deltan – 23:05:51 – Caros, mantenham avaliando a repercussão
de hora em hora, sempre que possível, em especial verificando se está sendo
positiva ou negativa e se a mídia está explorando as contradições e evasivas.
As razões para eventual manifestação são: a) contrabalancear as manifestações
da defesa. Vejo com normalidade fazer isso. Nos outros casos não houve isso. b)
tirar um pouco o foco do juiz que foi capa das revistas de modo inadequado.
Pessoa 1 – 23:10:56 – https://epoca.globo.com/politica/lava-jato/noticia/2017/05/advogado-de-lula-e-censurado-por-colega-ao-confrontar-moro.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=post
Assessor 1 – 23:11:30 – de hora em hora não, dr Deltan!
tenho insônia, mas acho que não teremos nenhuma grande novidade na madrugada…
rs
Deltan – 23:11:36 – Kkkkk
Deltan – 23:11:47 – Digo em horários “normais” rs
Deltan – 23:11:59 – Pq se precisarmos produzir algo, pode
tomar tempo
Assessor 1 – 23:13:57 – ah, bom… rsrs acho que as edições de
amanhã já darão um bom panorama. precisamos “monitorar” a defesa, comunicados,
entrevistas deles…
Assessor 1 – 23:14:42 – o que inclui acompanhar a “mídia
independente”.
Assessor 2 – 23:15:30 – Quem bate vai seguir batendo. Quem
não bate vai perceber a mudanca de posicionamento e questionar. É uma parte do
processo. Na minha visão é emitir opinião sobre o caso sem ele ter conclusão…e
abrir brecha pra dizer que tão querendo influenciar juiz. Papel deles vai ser
levar pro campo político. Imprensa sabe disso. E já sabe que vcs não falam de
audiências geralmente. Mudar a postura vai levantar a bola pra outros
questionamentos. Pq resolveram falar agora? Pq era o ex-presidente? E voltar o
discurso de perseguição…é o que a defesa fez, faz…pq não tem como rebater a
acusação. Acusação utilizar da mesma estratégia pode ser um tiro no pé.
Assessor 1 – 23:24:57 – https://www.brasildefato.com.br/2017/05/11/lula-diz-em-interrogatorio-que-seu-crime-foi-provar-que-este-pais-pode-dar-certo/
11 de maio de 2017
Santos Lima – 09:08:41 – Para que vocês não se surpreendam,
falei com alguns repórteres no aeroporto. Difícil escapar.
Assessor 2 – 11:49:52 – Pessoal, Julio preparou uma nota
simples
Assessor 2 – 11:50:13 – Eu e Orladinho já demos nossos
pitacos
Assessor 2 – 11:50:15 – Ficou assim
Assessor 2 – 11:50:20 – Força-tarefa em Curitiba esclarece
informação falsa prestada pela defesa de Lula Defesa alegou não ter tido acesso
a documento que se encontra juntado na denúncia desde 14/09/2016 Em coletiva
realizada ontem, imediatamente após o interrogatório do ex-Presidente Lula,
seus advogados afirmaram que na audiência foi utilizada ata de reunião de
diretoria da Petrobras à qual a defesa do ex-Presidente não teria tido acesso.
A informação é absolutamente falsa, uma vez que, como pode ser verificado por
qualquer pessoa, o documento mencionado encontra-se juntado desde a propositura
da denúncia em 14/09/2016 (evento 3, COMP25, autos nº
5046512-94.2016.4.04.7000). Trata-se, portanto, de apenas mais uma declaração
inverídica propalada com o intuito de tentar falsamente influenciar a opinião
pública.
Welter Prr – 11:52:10 – Podem esperar a grnte chegar?
Roberson MPF – 11:57:19 – Yep
Assessor 2 Particular – 12:02:03 – Ok. Quando aprovarem é só
nos avisar.
Julio Noronha – 12:02:12 – Acho q poderíamos voltar com a
seguinte finalização da nota: Quanto às contradições verificadas no
interrogatório do ex-Presidente Lula, imputação de atos à sua esposa, confissão
de relação com pessoas condenadas pela corrupção na Petrobras, e ausência de
explicação sobre documentos encontrados em sua residência, o Ministério Público
Federal se manifestará oportunamente nos autos, especialmente nas alegações
finais, como determina o Código de Processo Penal.
Julio Noronha – 12:02:32 – Vão perguntar se vamos manifestar
sobre isso e já fica a dica
Julio Noronha – 12:02:46 – E já previne a contra-resposta da
defesa sobre a nota: MPF so conseguiu falar de um único documento
Assessor 2 – 12:24:06 – 👍🏻👍🏻👍🏻
Assessor 1 – 12:29:50 – https://g1.globo.com/google/amp/g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/fachin-derruba-sigilo-da-delacao-premiada-de-joao-santana-e-monica-moura.ghtml
Assessor 1 – 12:39:02 – https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/justica-divulga-videos-com-angulo-ampliado-de-depoimento-de-lula.ghtml
Assessor 1 – 12:39:33 – https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/depoimento-de-lula-a-moro-veja-os-videos-e-os-principais-pontos.ghtml
Assessor 1 – 12:40:07 – https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/05/11/O-depoimento-de-Lula-a-Moro-na-Lava-Jato-em-12-t%C3%B3picos
Assessor 1 – 12:41:13 – https://g1.globo.com/mundo/noticia/depoimento-de-lula-a-moro-repercute-na-imprensa-internacional.ghtml
Assessor 1 – 12:43:45 – https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/um-tanto-triste-diz-procurador-da-lava-jato-sobre-lula-responsabilizar-marisa/
Assessor 2 – 12:45:16 – Valor, Reuters, AFP, Bandnews…também
querem entrevista…se falou com um pq não atende os outros…
Assessor 2 –12:46:24 – Tão alegando isso…
Assessor 2 –12:46:54 – E diminui interesse pela nota…
Assessor 1 – 12:47:19 – https://m.folha.uol.com.br/opiniao/2017/05/1882939-prisao-nada-temporaria.shtml?mobile
Assessor 1 –12:58:35 – Tiago Herdy, do Globo, tb quer falar
com vcs.
Assessor 2 – 12:59:29 – Gustavo também pediu…
Assessor 1 – 12:59:55 – Sobre ontem, claro. Ficará em
Curitiba até o final da tarde.
Assessor 1 – 13:07:48 – Rádio Gaúcha tb quer entrevista.
Assessor 2 – 13:08:04 – Radio Itatiaia (MG)…
Pessoa 1 – 13:14:14 – Tinha acabado de falar pra Gaúcha que
não faríamos entrevista E saiu a do CF 🤥😦
Assessor 2 – 13:16:03 – Pois então…
Januario Paludo – 13:20:29 – 😬
Assessor 2 – 13:32:59 – https://m.blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2017/05/11/procurador-da-forca-tarefa-na-lava-jato-e-o-entrevistado-do-resenha-politica-nesta-quinta/
Julio Noronha – 13:54:07 – Vejam se têm sugestões:
Julio Noronha – 13:54:10 – Força-tarefa em Curitiba
esclarece que defesa de Lula prestou informação falsa à sociedade Defesa
afirmou “desconhecer” documento que se encontra no processo desde 14/09/2016 Em
entrevista coletiva realizada ontem, imediatamente após o interrogatório do
ex-Presidente Lula, seus advogados afirmaram que foi utilizada, na audiência,
uma ata de reunião de diretoria da Petrobras à qual a defesa do ex-Presidente
não teve acesso. A informação é absolutamente falsa, uma vez que o documento
está no processo desde 14/09/2016, data da acusação criminal. Isso pode ser
verificado por qualquer pessoa, mediante acesso ao evento 3, “COMP25”, dos
autos eletrônicos nº 5046512-94.2016.4.04.7000. Trata-se, portanto, de apenas
mais uma declaração inverídica propalada com o intuito de tentar influenciar a
opinião pública. Quanto às muitas contradições verificadas no interrogatório do
ex-Presidente Lula, à imputação de atos à sua falecida esposa, à confissão de
sua relação com pessoas condenadas pela corrupção na Petrobras e à ausência de
explicação sobre documentos encontrados em sua residência, o Ministério Público
Federal se manifestará oportunamente, no processo, especialmente nas alegações
finais.
Assessor 1 – 13:58:04 – Retiraria o “absolutamente” e a
última frase do 1o parágrafo (“Trata-se…”), porque acho melhor usar um tom mais
“neutro”.
Assessor 1 – 14:14:07 – https://veja.abril.com.br/blog/radar/delegado-da-pf-diz-que-lula-se-incriminou/amp/
Julio Noronha – 14:26:48 – Força-tarefa em Curitiba
esclarece que defesa de Lula prestou informação falsa à sociedade Defesa
afirmou “desconhecer” documento que se encontra no processo desde 14/09/2016 Em
entrevista coletiva realizada ontem, imediatamente após o interrogatório do
ex-Presidente Lula, seus advogados afirmaram que foi utilizada, na audiência,
uma ata de reunião de diretoria da Petrobras à qual a defesa do ex-Presidente
não teve acesso. A informação é falsa, uma vez que o documento está no processo
desde 14/09/2016, data da acusação criminal. Isso pode ser verificado por
qualquer pessoa, mediante acesso ao evento 3, “COMP25”, dos autos eletrônicos
nº 5046512-94.2016.4.04.7000. Quanto às muitas contradições verificadas no
interrogatório do ex-Presidente Lula, à imputação de atos à sua falecida
esposa, à confissão de sua relação com pessoas condenadas pela corrupção na
Petrobras e à ausência de explicação sobre documentos encontrados em sua
residência, o Ministério Público Federal se manifestará oportunamente, no
processo, especialmente nas alegações finais.
Julio Noronha – 14:27:14 – Podem largar. Todo mundo fechou
posição para publicar. Obrigado pelas sugestões, SUPRIMIDO
Assessor 2 – 14:31:21 – Ok.
Assessor 2 – 14:33:59 – É a nota… seguimos sem
atendimento…isso?
Assessor 1 – 14:35:55 – De nada! Só mais uma ponderação:
esta “acusação” da defesa não teve repercussão. Com a nota, vamos colocar esse
tema em evidência.
Deltan – 14:50:24 – É documental. Está bem claro. Podem
enviar…
Deltan – 14:50:35 – Seguimos sem atendimento
Deltan – 14:50:42 – Como está a avaliação de Vcs?
Assessor 1 – 14:53:33 – até agora, o ponto mais abordado
pela imprensa tem sido o encontro com Duque, com avaliação negativa da resposta
de Lula.
Assessor 1 – 14:53:49 – a cobertura está normal.
Assessor 2 – 14:54:05 – Contradição de Lula, em especial
sobre relação de Vaccari com Duque está sendo o enfoque. E especulação previsão
de quando ação pode ter sentença para que possa ir pro TRF (por causa das
eleições de 2018)
Assessor 1 – 14:55:28 – na pouca repercussão da coletiva e
do posicionamentos da defesa, o que aparece são críticas à própria defesa.
Assessor 1 – 14:56:20 – comentaristas pontuam o caráter
político do interrogatório de ontem. vou colocar alguns links aqui.
Deltan – 15:19:55 – CF não vai dar entreevista hoje sobre
ontem. Não vai abordar o interrogatório
Deltan – 15:20:30 – como Lula transformou em ato político,
certo?
Assessor 2 – 15:22:32 – Sim, mas também abordam que o
“confronto” MoroxLula terminou 0 a 0.
Assessor 1 – 15:22:34 – sim.
Assessor 2 – 15:36:49 – https://veja.abril.com.br/blog/radar/defesa-de-lula-prestou-informacao-falsa-a-sociedade-diz-mp/
Santos Lima – 15:41:05 – Eles estão fazendo pressão, pois
vivem correndo atrás.
Galvão – 15:42:59 – https://veja.abril.com.br/blog/radar/delegado-da-pf-diz-que-lula-se-incriminou/
Assessor 2 – 15:48:52 – https://br.noticias.yahoo.com/exclusivo-federais-vao-processar-lula-por-denunciacao-caluniosa-contra-agentes-da-pf-165714583.html
Assessor 1 – 15:52:28 – https://istoe.com.br/defesa-de-lula-prestou-informacao-falsa-a-sociedade-diz-mpf-pr/
Assessor 1 – 16:06:21 – repercussão do interrogatório nas
redes sociais:
Assessor 1 – 16:06:37 – O depoimento realizado pelo
ex-presidente, Lula, ao juiz, Sergio Moro, na tarde de ontem (10) repercutiu
nas redes sociais. Usuários do Twitter criticaram a postura do juiz e do MPF,
afirmando que, após o depoimento divulgado, não existem provas concretas contra
o ex-presiente. Mídias: Twitter (@silviosaba) (@ruipalanque) (@fioreze2014)
(@DharioDahnuel) (@PatoCorporation) (@ StellaMendonca) (@ToniBulhoes)
(@AdrianoArgolo) (@jonasmelloshow) (@miriamborba) (@OlivettiFelipe) (@
blogdogarotinho).
Assessor 1 – 16:06:48 – Segundo blog, Deltan Dallagnol
demole a falácia de que Lula foi denunciado “sem provas”; “Sem provas
consistentes, nós não teríamos feito a acusação criminal oferecida contra ele.
Aliás, mais de uma”, afirmou o procurador. Mídias: Twitter (@implicante_org)
(@jonasmelloshow) / Blog (Implicante).
Assessor 1 – 16:07:06 – Em depoimento prestado na tarde de
ontem (10), o ex-presidente, Lula, critica a atuação do Ministério Público e de
Moro na Lava Jato. Lula disse ao juiz para considerar o processo ilegítimo e
classificou a denúncia elaborada pelos procuradores como uma “farsa”. Disse
ainda que a denúncia do MPF foi baseada em denúncias publicadas pela imprensa,
além de ter se exaltado em resposta a um procurador. Mídias: Facebook (Época)
(Congresso em Foco) (O Globo) (VEJA) (Jornal GGN) (Stanley Burburinho) /
Twitter (@ReuterBrazil) (@UOLNoticias) (@congemfoco) (@radaronline)
(@Blogdojosias) (@JornalGGN) (@ stanleyburburin) (@luisnassif )
(@reinaldoazevedo) (@diogomainardi) / Blog (Radar On-Line) (Jornal GGN)
(Reinaldo Azevedo) (O Antagonista).
Assessor 1 – 16:07:20 – Durante o depoimento prestado pelo
ex-presidente, Lula, o procurador Roberson Pozzobon, do MPF, se referiu ao
ex-presidente como “Sr. Luiz Inácio”. O advogado de Lula reclamou afirmando que
‘Senhor Luiz Inácio’ não era uma forma adequada de se referir a um
ex-presidente da República. O juiz interviu dizendo que não houve intenção de
ofensa pela parte do MPF, mas que o procurador se reportasse ao réu como “Sr.
Ex-Presidente”. Mídias: Facebook (Brasil 247) / Twitter (@brasil247)
(@BlogOlhoNaMira) (@reinaldoazevedo) / Blog (Reinaldo Azevedo).
Assessor 1 – 16:07:42 – Em entrevista ao Estadão, o
procurador da República, Carlos Fernando dos Santos Lima, disse que é “triste”
que o ex-presidente, Lula, tenha atribuído à sua mulher, dona Marisa Letícia, a
intenção de adquirir o triplex em Guarujá, em seu depoimento. O procurador
afirmou que o MPF vai pedir mais diligências antes das alegações finais no
processo. Mídias: Facebook (Estadão) / Twitter (@estadao) (@reinaldoazevedo)
(@teresinhalopes) / Blog (Reinaldo Azevedo) (Fausto Macedo).
Assessor 1 – 16:23:12 – mais repercussão da nota de hoje: https://oglobo.globo.com/brasil/mpf-diz-que-advogados-de-lula-prestaram-informacao-falsa-em-coletiva-21326180
Assessor 1 – 16:23:38 – https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/mpf-pede-a-moro-que-outras-tres-pessoas-sejam-ouvidas-no-processo-do-triplex.ghtml
Assessor 1 – 16:35:30 – análises/comentários sobre ontem:
Assessor 1 – 16:37:29 – em vídeo: http://g1.globo.com/globo-news/jornal-das-dez/videos/t/todos-os-videos/v/eventual-confronto-poderia-interessar-a-defesa-de-lula-diz-lo-prete/5860744/
(Boechat)
Assessor 1 – 17:35:58 – dr Carlos, entrevista em Recife
agora: https://blogs.ne10.uol.com.br/jamildo/2017/05/11/assista-a-entrevista-com-o-procurador-da-forca-tarefa-na-lava-jato-no-resenha-politica/
Assessor 2 – 18:10:56 – STF encerrou sessão sem discutir
questão das conduções coercitivas. Pararam durante julgamento da legalidade das
cotas para negros em concursos públicos.
Diogo – 18:13:14 – cf prestou depoimento ao moro?
Diogo – 18:13:15 – kceta
Assessor 1 – 18:14:57 – https://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/leia-toda-a-delacao-do-marqueteiro-de-lula-e-dilma/
Assessor 1 – 18:16:24 – https://www.correiobraziliense.com.br/app/outros/ultimas-noticias/63,37,63,14/2017/05/11/internas_polbraeco,594331/defesa-de-lula-prestou-informacao-falsa-a-sociedade-diz-mpf-pr.shtml
Assessor 1 – 18:19:56 – http://dilma.com.br/dilma-fim-do-sigilo-chega-tarde-e-prejudicou-defesa-no-tse/
Assessor 2 – 19:32:52 – https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2017/05/11/lula-disse-nao-sei-84-vezes-no-depoimento-a-sergio-moro.htm
Assessor 1 – 21:59:36 – https://www.conjur.com.br/2017-mai-11/alexandre-frota-entra-pedido-impeachment-gilmar-mendes
O Moro e o Dalanhinho revelaram, através do Intercept, que a Vaza Jato se articula com os americanos
***
Nenhum comentário:
Postar um comentário